Veja quem são eles e faça parte você Tambem!
VIRGINIA MONTEIRO Santoamarense e militante há mais de 20 anos, na luta a favor da despoluição do Rio Subaé e contra a contaminação por metais pesados de nossa cidade, do nosso rio e do nosso sofrido povo. Quando foi vereadora.
Por Virgina Monteiro: abracei a causa da contaminação de Santo Amaro da Purificação como bandeira principal de luta. Até então nada foi feito, mas a luta continua e a bandeira por uma cidade despoluída ainda continua de pé. Muitos ex-trabalhadores da extinta Companhia Brasileira de Chumbo - COBRAC, instalada em nossa cidade em 1960, já morreram por causa da contaminação e muitos outros cidadãos santoamarenses estão contaminados e sequer sabem disso. Os políticos, impiedosamente, transformaram a contaminação de nossa cidade e a poluição do Subaé em temas meramente eleitoreiros que lhes renderam e ainda rendem muitos votos e milhões de reais desviados por eles, representantes oficiais da ganância desmedida e da corrupção avassaladora que envergonha e desmoraliza cada vez mais as instituições políticas desse nosso país. É parte legitima do MOPSAM E ASSINA O MANIFESTO!
|
Senhor Adailson Pereira Moura, cidadão ex-empregado e vítima da contaminação provocada pela COBRAC É Presidente do AVICCA.e membro titular do Conselho Municipal de Saúde, e do conselho municipal do meio Ambiente.Provocou ações individuais de ex-trabalhadores pela AVICCA,que buscam nos tribunais compensação pelos males causados pela exposição aos metais pesados. Cerca de 30 pessoas já obtiveram sentença favorável, ativista incansável luta na busca de reparações a população de Santo Amaro e Boquira.
Encaminhou dossiê do Chumbo ao Ex-presidente da Republica Luis Inácio Lula da Silva.2005 alem de outras inúmeras ações de reenvidicaçoes nos colegiados,conferencias e etc,representando os trabalhadores e ex trabalhadores da fabrica,e a população a nível municipal,estadual e Federal.Principal apoiador do MOPSAM,É parte legitima dessa luta e companheiro direto do MOPSAM ASSINA O MANIFESTO!!!
|
Augusto Machado Augusto, Cidadão de Santamarense, ex-foncionario da fabrica como técnico em laboratório durante 19 anos, vitima, foi um dos fundadores da AVICCA e primeiro coordenador 2000 a 2002.ano da sua criação sindicalista, cipista, membro de entidades e agremiaçoes filantropicas onde começou a busca do reconhecimento e direitos. dos ex- trabalhadores.(COBRAC}.
HOJE É FUNCIONÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA MUNICIPAL ,COORDENADOR DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO,membro do conselho do meio ambiente municipal. Areá que precisa dar a maior atenção a população exposta dos quais vivem doentes por esses agravos na saúde... NAO ASSINA O MANIFESTO!!! Entretanto... Foi e é parte legitima na luta sobre a Contaminação, como militante no tocante, das renvidicaçoes para o segmento do EX TRABALHADORES DA COBRAC, com referencia a contaminação. |
Professor Fernando Martins Carvalho do Departamento de Medicina Preventiva conhecedor da causa de Santo Amaro contribuiu na academia realizando um estudo aprofundado de AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO - BAHIA
Alem da pesquisa mencionada possibilitou através do MAPA da contaminação do solo na cidade, onde mostra em contundência dos fatos e a comprovação da exposição da população ao longo de 40 anos.NAO ASSINA O MANIFESTO,ENTRETANTO É PARTE LEGITIMA DA CONSTRUÇÃO DA COMPROVAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO E OUTROS METAIS PESADOS .
|
Maria Eunice Martins Luz (Nicinha do Samba) (nicinhadosambaraizeshotma
Cidadã mantenedora da cultura popular santo-amarense,vivenciou na pele a contaminação ao longo desses 40 anos,utilizou das águas do rio subaé para sua subsistência Nora de Popó, famoso condutor de trole de sua região que resgatou e imortalizou o Maculelê, Dona Nicinha introduziu o Samba de Roda neste grupo de Santo Amaro. O Raízes do Samba tem mais de 30 integrantes que tocam pandeiro, reco-reco, agogô, tamborim, maraca. As sambadeiras preservam seu jeito particular de sambar.NICINHA ASSINA O MANIFESTO E É MILITANTE DO MOPSAM
|
O Cidadão, Ediney Santana.
* Nasceu em Mundo Novo – Chapada Diamantina-Ba, em 14 de março de 1974, reside em Santo Amaro da Purificação - Ba, ha mais de 30 anos.
Professor,poeta,compositor
Dando publicidade esse caso de forma imparcial e contundente.
Por Ediney Santana:
As lutas ambientais são neste momento de transição em que todas as bandeiras políticas parecem perder todo sentido social a mais importante se não a única que tem eco sincero nas minhas vivências pelo mundo. Não se trata de uma disputa de classes, gênero ou religião é algo maior, trate-se da nossa permanência neste planeta, não da sua ou da minha mais do gênero humano. A natureza calmamente dia após dia vai se recuperar de todas agressões sofridas. Neste seu natural renascimento um dia nossa espécie pode simplesmente deixar de existir, a natureza tem todos os instrumentos para se livrar de uma espécie autodestrutiva como a nossa. O meio ambiente artificializado criado por nós tende a desaparece diante a grandeza de vida que é a natureza, chamam esse desaparecimento de “catástrofes naturais”, eu chamo de reorganização da vida feita pela natureza. A natureza não nos separa em castas ou classes, não nos reconhece como doutos ou ignorantes e nos cobra de maneira igual às agressões causadas a ela. Por isso associações como Mopsam neste momento é de importância singular, porque a natureza não é um objeto distante que olhamos ou estudamos, todos nós somos parte dela e quando erguemos a voz para dizer que algo está errado falamos pela sua voz, como se estivesse nos dando mais uma chance de vida em meio ao mortuário estilo de sociedade que criamos. Não é mais só uma questão de assegurarmos um mundo viável para as futuras gerações, mas de salvarmos nosso próprio presente tão degradado e individualizado. Em Santo Amaro temos a prova de como o individualismo social e a irresponsabilidade política tem humilhado e silenciosamente matado muitos da nossa espécie. Sob nossos pés essa irresponsabilidade política se manifesta com o nome de escoria a nos envenenar, inundar nosso sangue de ruína e medo. Ainda podemos salvar nossa espécie dessa ruína invisível que nos desafia, mas que podemos
ELE NAO ASSINA O MANIFESTO,ENTRETANTO, É PARTE LEGITIMA DA LUTA DO MOPSAM, IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA VERDADE, SOBRE A CONTAMINAÇÃO.
O MOPSAM o agradece.
|
Add caption |
Ney Didãn,Cidadão do mundo, negro, compositor e morador da comunidade do Pilar Stº Amaro, Candomblecista,conviveu as margens da nascente do Rio Subaé em Feira de Santana. Participa ativamente por meios de movimentos sóciais contra Racimo ambiental e institucional,na Rede Brasileira de Justica Ambiental) RBJA em São Paulo e Bahia Idealizador dos Movimentos Populares MOPSAB/Sp e MOPSAM/Ba ,participou em conferencias de saúde e foi membro do Conselho de Saúde em Sp,membro integrante da militância da UNEGRO/Sp.
O cidadão do mundo, Frede Assis Ribeiro,ator renomado da dramaturgia brasileira, coreografo,fez Filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA),filho de mãe santo-amarense,mora no Rio de Janeiro e em suas andanças, esta sempre de volta as suas raízes é ativista ambiental, independente de qualquer vinculo,luta ativamente pela integridade da vida animal.
Freddy Assis Ribeiro,é novo integrante e parte legitima do movimento do bem, MOPSAM,na luta de vermos garantidos o direito a vida,daqueles que convivem diante da contaminação dos metais pesados em Santo Amaro. BA e é contra qualquer tipo de racismo.O MOPSAM fica honrado de tê-lo, como ativista nessa luta parabenizamos por sua atitude cidadã,e por seu compromisso social na luta e na fé, de que juntos podemos mudar!!!
Por Freddy :sobre o MOVIMENTO;''Acho muito preciso numa cidade que é umas das mais poluídas do mundo,devido suas ruas estarem repletas de chumbo, já foi capa inclusive de diversas matérias mundo afora , que pude ver pelas minhas andanças pelo mundo , isso sem falar da poluição e agonia do rio Subaé, como filho de santamarense e ter sido criado parte lá,e amar essa cidade acho imprescindível esse movimento e qualquer outro, que lute pela saúde e bem estar de sua população''
Cidadã Ana Purificação, santamarense. Mestra pela Universidade de Brasília, área de concentração Gestão, Politicas Publicas e Desenvolvimento Sustentável. Especialização lato sensu pela Universidade do Estado da Bahia UNEB em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação. Especialização lato sensu pela Univesidade Estadual de Feira de Santana UEFS em Gestão Ambiental. Docente dos Cursos de Graduação em Pedagogia,Letras,Engenhari
|
Ricardo Alves, cidadão santoamarense estudante do IFBA(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) alem disso, é interessado a questão, e sobre a descontaminação do chumbo em sitios contaminados, ativista das redes sociais a favor das causas sócio ambientais,é mais um novo integrante da luta contra o racismo ambiental do MOPSAM, Ricardo Alves é parte legitima do MOPSAM e assina o manifesto,seja muito bem vindo. |
Amapagu Cazumba,Ambientalista, ativista social,esta a frente das questões que envolve o Gênero e Raça na cidade,cidadã santoamarense, esta inserida na luta em contribuir na construção efetiva dos direitos sociais da população de Santo Amaro, contra o racismo ambiental,e
institucional esta junto com o MOPSAM.
Por Amapagu Cazumba:
''Sou ambiciosa por demais.o que eu quero é mudar o mundo sem ferir ninguem''
|
Edio Reis, cidadão santoamarense, líder comunitário atuante na comunidade do Pilar,na luta de efetivar direitos fundamentais, bairro onde nasceu a luta do MOPSAM, uma das comunidades tradicionais da cultura popular, que esta atingida diretamente por esse racismo ambiental histórico,o ativista cidadão Edio Reis assina o manifesto e é, parte legitima dessa luta,junto com o MOPSAM.
O Cidadão Fabricio Santana, santoamarense empresario na cidade,graduado na areá de administração pela FAC,é interessado e comprometido as questões da contaminação por chumbo em sua cidade como cidadão atuante, é um novo integrante dessa luta através do MOPSAM e ASSINA O MANIFESTO.Seja bem vindo!!!
Cidadã santamarense Adriana Santana,estudante de Pedagogia, Ativista social, interessada nas questões ambientais e militante GLBTTS e das religiões de matrizes africanas, reside em Salvador, assina o manifesto e é parte legitima do MOPSAM, a favor da descontaminação por chumbo e outros metais pesados, na sua cidade natal, é contra a qualquer manifestação de racismo e em especial ao rac...ismo ambiental, seja muito bem vida Adri...
“Atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades.”
As formigas, por exemplo, juntam alimentos durante o verão para precauções futurasMas e nós?Ainda temos uma visão míope do futuro "breve” dessa realidade ao nosso redor e que ou nos fingimos de cegos, ou de fato, estamos! Se esses pequenos animais podem... Nós somos humanos, o que nos possibilita melhorarmos, pois somos mais que uma formiga, ou pelo menos, éramos para ser. Podemos então mais e melhor que elas e outros animais por ai. Podemos pensarInvestir!Investir em nossa mente, nossa cultura, nosso lugar, nossa cidade, nosso Santo Amaro da Purificação (o que acha?)
Em nosso conhecimentos. Será que foi a toa que o Caetano gritou: PURIFICAI O SUBAÉ! MANDAI OS MALDITOS EMBORA!?
Podemos mais! Não esqueçam!
Podemos reduzir a ignorância!E reutilizar as habilidades que temos!
Para a PURIFICAÇÃO!Não só de Santo Amaro, mas de todo o planeta! Para que tenhamos um Planeta Sustentável!Podemos, então, também investir em nossas atitudes. Como diz Caco de Paula no site Planeta Sustentável, em 19/04/2007: O futuro a gente faz agora. Um problema que levanta muitas questões exige múltiplas respostas. Então, porque não termos uma atitude sustentável? Assim nos trará benefícios a curto e longo prazo para todos.E como diz uma amiga Sandrine: A Sustentabilidade começa em sua mente, depois na nossa.“Será que essa minha estúpida retórica, terá que soar, terá que se ouvir por mais de Zilá nos? ”Eu quero gritar, e grito afinado, com esse povo doce e moreno... Então estamos agora juntos, fortalecendo essa luta para que essa poluição silenciosa não continue matando e adoecendo muitos cidadãos, alguns deles até vítimas inocentes dos " Malditos". Para que o grito mudo de Caetano Veloso na voz de Maria Bethânia, ECOE!
PURIFICAI O SUBAÉ!!!!
![]() |
ASSINE O MANIFESTO:
http://www.abaixoassinado.
E ENTRE NESSA LUTA VOCÊ TAMBÉM.
TODOS A FAVOR DA VIDA!!